Alpha Contábil

Fator R no Simples Nacional

Prezado(a) cliente.

.

Seguem abaixo explicações sobre o Fator R no Simples Nacional e suas implicações. Este assunto é de extrema importância e implicará diretamente nas finanças da tua empresa. No final das explicações abaixo também há um áudio resumindo o assunto, recomendamos tanto a leitura do texto quanto ouvir o áudio:

.

Para maior entendimento recomendamos antes a leitura sobre o que é Simples Nacional neste link: https://contalpha.com.br/condicoes-para-optar-e-permanecer-no-simples-nacional/

.

Para se entender o que é Fator R, deve-se primeiro entender que dentro do sistema tributário Simples Nacional existem tabelas de tributação diferentes, no link acima é possível ver uma a uma, e que é a atividade da empresa quem determina em qual tabela ela será tributada, por exemplo, existem atividades onde a tributação se inicia em 6% e também existem atividades onde a tributação se inicia em 15,5% (perceba que é mais que o dobro quando comparada à primeira)

.

Entenda que não somos nós quem escolhemos a tabela, é definido pela Receita Federal e não é possível alterar a tabela determinada pela atividade da empresa, ou seja, se pela atividade da tua empresa ela tiver que ser tributada na tabela onde o imposto é maior não será possível tributá-la em outra tabela onde o imposto é menor, exceto se nesta atividade puder ser aplicada a regra do Fator R.

.

E o que é este Fator R, algo tão importante que te faz pagar menos ou mais impostos? Vamos lá…

.

Fator R nada mais é que a Relação entre a folha de pagamento da empresa versus a receita da empresa.

.

Folha de pagamento da empresa é a soma dos salários de seus empregados registrados mais os pró-labores de seus sócios (pró-labore nada mais é que o salário do sócio formalizado em folha de pagamento). Receita da empresa são os rendimentos que ela percebe.

.

A regra do Fator R funciona assim: se a folha de pagamento representar até 27,99% da receita da empresa ela continuará sendo tributada pela tabela de tributação maior (a que se inicia em 15,5%), porém se a folha de pagamento representar 28% ou mais da receita da empresa ela será tributada pela tabela de tributação menor (a que se inicia em 6%).

.

Resumindo: Para que a empresa pague menos imposto basta ela ter folha de pagamento igual ou maior que 28% da receita dela.

.

Pela nossa experiência podemos afirmar que em 90% dos casos é melhor que a empresa formalize folha de pagamento (mesmo não tendo empregados, basta os sócios formalizarem seus pró-labores) porque mesmo com os custos da folha (INSS + IR sobre a folha) ainda haverá economia. Isto sem contar com as vantagens em se formalizar pró-labore, falamos mais a respeito neste link: https://contalpha.com.br/orientacoes-sobre-pro-labore/

.

Mas atenção: O Fator R só terá efeito prático se for aplicado de imediato, ou seja, se você já formalizar pró-labore e/ou salários antes mesmo que tua empresa tenha alguma receita, pois a regra do Fator R utiliza o passado e influencia o futuro, no áudio abaixo você ouvirá mais detalhes:

.

Qualquer dúvida que você tiver sobre este assunto, gentileza nos perguntar no departamento fiscal.